Uso de lupas na reabilitação visual

< Voltar

A adaptação de auxílios para baixa visão deve seguir um protocolo de avalição para que exista efetividade no uso do recurso indicado. O processo de adaptação do auxílio óptico não é empírica e aleatória.É importante a avaliação oftalmológica, que além de indicar o auxílio óptico apropriado, permite o diagnóstico e tratamento de doenças oculares, que podem muitas vezes ser subestimados e ignorados quando somente a ampliação é testada, comprometendo ainda mais a saúde ocular do paciente.

AUXÍLIOS ÓPTICOS PARA PERTO: Podem ser lentes convexas: montadas em armações de óculos, lupas manuais ou lupas de apoio.

MONTADAS EM ÓCULOS
vantagens:
-Mantém as mãos livres, bom campo de visão, permite leituras prolongadas, mais facilmente aceitáveis.
Desvantagens:
Curta distancia de leituras, ruim para escrita a partir de 10 D, diminuição do campo de visão e da velocidade de leitura com lentes de graus mais elevados. Difícil adaptação para campo visual muito reduzido. Não devem ser usados durante deslocamento.

LUPAS MANUAIS:
Vantagens:
Distancia de leitura mais próxima do normal, ideais para tarefas curtas, disponibilidade no mercado, podem ter fonte de luz acoplada.
Desvantagens:
Reduzido campo de visão para potencias maiores de 20 D, reduzida velocidade de leitura, mantém as mãos ocupadas, dificuldade na manutenção do foco nos casos de tremores ou problemas articulares.

LUPAS DE APOIO:
Vantagens:
Diferentes modelos com distancias variadas, ideais para casos de tremores, problemas articulares. Ideais para campo visual contraído.
Desvantagens:
Pequeno campo de visão, requerem coordenação motora, postura cansativa e desconfortável

SISTEMAS TELESCÓPICOS PARA PERTO (TELEMICROSCÓPICOS)
Vantagens: mãos livres, distancia de trabalho ajustável e maior que lentes convexas montadas em óculos.
Desvantagens:Limitação do campo de visão. Profundidade de campo menor que óculos ou lupas. Maior custo. Menor disponibilidade.


AUXÍLIOS ÓPTICOS PARA LONGE:
Sistemas Telescópicos.
Vantagens: Disponíveis para distancias longas, intermediárias e curtas. Podem ser mono ou binoculares Podem ser montados ou manuais. Podem ter foco ajustável. Alguns modelos tem foco automático.
Desvantagens: Campo de visão reduzido. Dificuldade para localização e focalização rápidas. Necessitam de coordenação motora para focagem. Custo elevado de determinados modelos.